top of page

Não fique sem
Sinal

imagem_2022-07-22_141858903.png

          É bem provável que você já tenha ficado irritado por causa da falta de sinal da sua operadora. 

          Normalmente quando isto acontece em uma cidade, basta você se mover alguns metros e este problema se resolve, o sinal logo volta e vida que segue.
 
          Mas quando estamos em uma viagem, no meio da estrada, em um lugar que não conhecemos, e isto acontece... No mínimo a situação torna-se preocupante. Dependendo do horário e do lugar então... as pernas tremem. Mas, o que fazer pra evitar isto, ou ao menos saber quando isso irá acontecer?

     Caso você não saiba, todas as operadoras, em seus sites, tem um mapa completo da sua cobertura 2G, 3G, 4G, 4.5G e 5G. Estes mapas são navegáveis e bem fácil de usar. 

     Aqui embaixo já tem os links para os mapas de coberturas de cada operadora.






     Também existe um outro site que mostra todas as operadoras ao mesmo tempo, basta você acessar, escolher o país e a operadora, e você terá o mapa da abrangência nacional da cobertura 1, 2, 3, 4 e 5G.





     É muito importante você saber algumas coisas sobre sinal de telefonia, como por exemplo; Como funciona o sinal de telefonia e o que pode afetar o sinal, tornando ele lento, fraco ou até mesmo inexistente em uma região. Vamos lá?

COMO FUNCIONA O SINAL DE TELEFONIA

imagem_2022-05-21_114723217.png

          O funcionamento é um pouco complexo, e exige um pouco de paciência no entendimento, porém o conceito é bem simples e direto.

          Todo celular tem uma placa interna a qual é plugada o microfone do aparelho. Quando o microfone capta a sua voz, transforma a sua voz em ondas eletromagnética de baixa frequência e envia estas ondas para uma torre, que por sua vez, envia para a torre do celular mais próximo que você está tentando estabelecer contato. Quando esta onda chega até o outro celular, ela faz o processo inverso. Ela capta as ondas eletromagnéticas e converte em som, para o ouvinte. Simples, correto?

          O problema é que estas ondas eletromagnéticas não conseguem viajar por longas distâncias. E isto acontece por causa dos objetos que existem em cima da superfície terrestre, como arvores, prédios, montanhas e etc. Sendo assim o sinal precisa ir para uma torre, e desta torre para outra. Quando não tem nenhuma torre por perto, o sinal não consegue ir e se perde no meio do caminho. 

E QUANDO ESTOU SEM SINAL?

rede-de-celular.jpg

          Neste momento é importante pensar na região que você está ou na região para onde você vai. Dar uma olhada no mapa de cobertura da sua operadora é vital para saber onde você terá cobertura de sinal ou não. Outro fator muito importante é você estar preparado e atento na região onde há ausência de sinal, para que você não acabe ficando parado naquela região. Tome cuidado com possíveis buracos na pista, quantidade de combustível no tanque, temperatura do motor e possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento do seu carro. Podemos adentrar mais neste assunto em um outro artigo, que fala justamente sobre isto; (Não fique na mão na beira da estrada).

          Uma outra possibilidade também de diminuir a falta de sinal, é adquirir aparelhos eletrônicos que potencializam o sinal da sua operadora. Existem diversos modelos e tipos de aparelhos para se vender na internet. Vai da sua necessidade e do valor que você está disposto a pagar.

          Se lembre também que ao passar por lugares com muita neblina, é possível que o sinal da sua operadora sofra interferências, e ao passar por serras e vales, o sinal também sofra interferências. 
 
          Esperamos ter te ajudado com esse conteúdo, e que você consiga fazer aquela viagem top sem problemas. 
Abraços e até a próxima!

Âncora 1
bottom of page